1. Como garantir a reserva da minha cota ?
Você dará um sinal conforme o valor definido em cada grupo para garantir a reserva de uma cota.
Se por algum motivo não for possível montar o grupo no prazo acordado, esse valor será devolvido de forma integral.
2. Como efetivo a aquisição da cota após ter feito minha reserva ?
Decorrido o prazo acordado na reserva da cota, será verificado se o grupo atingiu o total de 10 proprietários/cotas.
Caso o total tenha sido atingido, você será convocado para assinar o contrato e regulamento, que confere a você a propriedade dos equipamentos assim como detalha todas as regras de uso, e a fazer os pagamentos conforme definido no cronograma de aquisição.
Após a assinatura de todos os integrantes do grupo e compensação dos pagamentos, faremos a aquisição do trailer e do veículo rebocador conforme cronograma dos fabricantes com o intuito de otimizar o fluxo de caixa e garantia dos veículos da melhor forma para o grupo. Por exemplo, caso o prazo de entrega do trailer seja de 6 meses e da caminhonete 2 meses, a caminhonete só será adquirida no quarto mês, evitando que o veículo fique parado, dessa forma evita-se problemas mecânicos e o uso do tempo de garantia sem a devida utilização do veículo.
Assim que os equipamentos estiverem disponíveis com todos os opcionais instalados e prontos para uso, também agendaremos um treinamento completo do equipamento que poderá ser realizado de forma virtual e/ou presencial.
Caso o número mínimo não tenha sido atingido, o valor pago a título de reserva será integralmente devolvido, exceto se por decisão unânime do grupo, fique decidido continuar o processo com um número menor de cotistas com os valores divididos de forma proporcional.
3. Quantos dias por ano poderei utilizar o equipamento ?
Nos grupos com 10 cotistas, cada um poderá utilizar o equipamento por até 32 dias consecutivos ou não por ano com períodos mínimos de 3 dias, o que dá um total de 320 dias/ano de uso. O restante dos dias não utilizados são programados para manutenções e limpeza dos veículos, preparação para viagens, entre outros.
4. Como saberei em quais dias poderei fazer a reserva para uso do equipamento ?
O calendárioserá dividido com as datas classificadas em baixa, média e alta temporada, tendo cada cotista datas disponíveis a cada ano em todos esses períodos.
Após a liberação do calendário, a escolha das datas no primeiro ano será por ordem de fechamento/reserva das cotas. Sendo assim, quem fez a primeira reserva no grupo poderá escolher primeiro as datas e assim sucessivamente.
5. Por quanto tempo posso ficar com as cotas que eu adquiri ?
O prazo previsto para as cotas será de 30 meses, o que garante o uso por todos os cotistas de veículos em boas condições de uso e dentro do prazo de garantia, em especial do veículo rebocador, a caminhonete. Terminado esse período, será realizada a venda dos equipamentos e o valor arrecado será dividido entre todos os cotistas de forma proporcional a quantidade de cotas de cada um. Nada impede que você participe de outros grupos de forma paralela ou ainda aguarde o término do contrato e faça a reserva em novo grupo que será formado com veículos zero km.
6. Posso vender a minha cota para um terceiro ?
Sim, há qualquer momento a cota poderá ser vendida, respeitando os prazos de término de cada grupo.
7. Como funciona o seguro dos veículos ?
Os veículos (trailer e caminhonete) estarão segurados da mesma forma que funciona o seguro tradicional de veículos com franquias, coberturas e garantias estipuladas em contrato que serão repassadas para todos os integrantes do grupo.
8. Em caso de acidentes como funciona ?
O cotista que estiver com o veículo é o responsável por todos os danos causados aos equipamentos e em relação a terceiros. Como os veículos estarão segurados, a seguradora será acionada e irá realizar as coberturas contratuais, entretanto eventuais valores de franquia e outros danos não cobertos serão de responsabilidade do cotista que estiver utilizando o equipamento.
9. Como será feita a divisão mensal das Despesas ?
As despesas fixas, tais como: seguro, licenciamento, garagem, etc. serão divididas de forma proporcional a quantidade de cotas. Ou seja, considerando 10 cotistas, você só pagará 10% dessas despesas, já se você dono do veículo por conta própria teria de arcar com 100% dos custos.
As despesas variáveis, tais como: revisão do veículo, pneus e manutenções preventivas serão custeadas de 2 formas: No caso do veículo rebocador (caminhonete) ela será dividida de acordo com a quilometragem rodada por cada cotista. Já no caso do trailer, será de forma proporcional a quantidade de dias reservados para o cotista. Também será cobrada uma taxa de limpeza única porcada utilização diretamente do cotista que utilizou o equipamento.
10. Posso adquirir mais de uma cota no grupo ?
Sim, você pode adquirir quantas cotas desejar. Dessa forma poderá usufruir de um período maior de dias com os equipamentos caso tenha interesse.
11. Posso dirigir com a minha habitação comum de carro, tipo B ?
Sim, nossos equipamentos são dimensionados para que você consiga dirigir com a CNH B que é a comum para dirigir automóveis de passeio.
12. Posso dirigir o veículo em outros países ?
Sim, você poderá viajar por diversos países da América do Sul, tais como os principais destinos de trailers e motorhomes: Chile, Argentina, Uruguai, entre outros.
13. O Brasil possui estrutura de pontos de parada e campings ?
Atualmente existem inúmeros campings e pontos de parada e esse mercado vem crescendo a cada dia no país. Para se ter uma ideia ainda em 2021, conforme matéria da Folha, já existiam mais de 3.000 campings espalhados por todos os estados. Além os campings, você ainda pode parar em locais públicos ou pontos de parada de caminhões em postos de combustíveis em alguns locais.